sábado, 17 de outubro de 2015

Diferença de charset=utf-8 e charset=iso-8859-1

Olá pessoal, desculpem estava um bom tempo sem publicar por causa da correria dos trabalhos, mas estou de volta, prometo não me ausentar mais tanto tempo, rs..

Esse é um post onde muitos iniciantes não sabem a diferença do charset=utf-8 e charset=iso-8859-1.

Então vamos lá..

O charset é utilizado para arrumar a acentuação do site. Se todo seu site for em uma linguagem estática (HTML, sem puxar dados de banco de dados), então deixe como charset=utf-8.

Com o charset=utf-8, na hora que for inserir os textos de seu site, deve acentuá-los normalmente. Ou seja, fica bem prático.

Agora, se estiver utilizando PHP, ASP, Banco de Dados... daí sim é que terá problemas com o charset do site. Sempre tente deixá-lo como charset=utf-8. Neste caso, se os acentos ficarem todos errados, daí mude para o charset=iso-8859-1.

Com o charset=iso-8859-1, o código-fonte de seu site ficará com aquelas acentuações "estranhas", mas que quando for renderizar a página para visualizá-la, tudo fica certinho. Por exemplo: "acentuação", com o charset=iso-8859-1 no meu site, eu teria que escrever assim: "acentua & c c e d i l ; & a t i l d e ; o" para esta palavra aparecer corretamente.

Lembrando que só poderá haver 1 charset setado por página. Exceto se vc for chamar um arquivo Javascript, por exemplo, que possue acentos, mas que no seu site com o charset=utf-8 ficaram erradas. Neste caso, então, vc chamaria este arquivo javascript assim, para que tenha seus acentos corrigidos (se eles estiverem aparecendo errado, naturalmente):

<script type="text/javascript" src="meu_arquivo.js" charset="ISO-8859-1"></script>

Bom galera, é isso agora vocês sabem a diferença e de como usar, pois vejo para quem está iniciando acaba meio colocando ao código sem saber realmente a sua finalidade.

Abraços e até o próximo post.

2 comentários:

  1. A regra básica é utilize sempre utf-8, os servidores geralmente usam esse padrão, principalmente os unix like, os editores de texto e IDEs geralmente já vem com esse padrão pré-definido, no banco a mesma coisa, crie com o padrão utf-8 assim ñ terá problemas com acentuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cálcio, sempre os comentários que possa acrescentar outros, principalmente quem está começando será muito gratificante. Correto em tudo que disse.

      Excluir