terça-feira, 14 de julho de 2015

Trabalhando com datas em Javascript

Neste post vamos ver, quais são e como utilizar os métodos disponíveis no Javascript para lidar com datas em páginas web.

O getDay() irá mostrar o dia da semana. É preciso saber que no Javascript, na maioria das vezes, uma contagem começa com o número zero. Então, domingo vale zero, segunda vale um, terça vale dois, e assim por diante.

getDate(), por sua vez, equivale ao dia do mês, não tendo a mesma regra de antes de só começar em zero.

Já o getMonth() e o getFullYear(), equivalem, respectivamente, ao mês e ao ano, e o mês, como o dia da semana, começa em zero, logo, julho não é mês sete, mas mês seis.
É lógico que em um site decente, o usuário não será obrigado a saber disso, por isso, nós criaremos arrays, que são conjuntos de informações compactas.


Exemplo básico

Vamos mostrar cada um dos elementos e a forma mais simples para mais detalhada de como trabalhar com data e hora com Javascript.

now = new Date

Essa primeira linha do código irá criar uma nova variável de data now com o comando new Date, que instrui o Java Script a criar um novo objeto date e preenche-lo com a data atual.

document.write ("Hoje é " + now.getDay() + ", " + now.getDate() + " de " + now.getMonth() + " de " + now.getFullYear() )

Resultado:

date javascript

Vimos que ele apresenta de forma escrita dentro do nossa página web, essa seria a forma mais básica de trabalhar com Date


Nessa próxima parte do código, vamos chamar o método document.write, que tem a função de escrever na tela. Dentro, nós colocaremos o código principal, responsável pela criação das datas. O que se encontra dentro de aspas, a partir de agora, será um texto; e o que estiver fora de aspas, será o tal código que deveremos estudar.

Exemplo detalhado

Apresentando datas usando arrays
Nesse código, eu criarei dois arrays, um para os dias da semana, e outro para os dias dos meses.



Vimos que acima na imagem, criei o código mais detalhado que nos trás esse resultado:



No próximo post, vamos falar de horas com Javascript. Seguindo essa mesma metodologia das datas.

Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário