sexta-feira, 27 de março de 2015

Introdução ao HTML

HTML é uma linguagem web, para escrever páginas na internet. Onde ela pode ser vista e testada no navegador, onde temos muitos conhecidos, (Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer, entre outros).

Com o HTML, podemos criar, tudo que imaginamos para nossa página, (textos, imagens, tabelas, áudio. vídeos. links, etc).

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficiente planejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações, as quais são os padrões do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.


O grande problema do HTML é a diversidade com os navegadores, onde os códigos não são interpretados da mesma forma, isto faz o Programador depois de feito a página fazer essa compatibilidade em todos os navegadores ou os mais utilizados e atuais.

Sabemos que o HTML não é nada mais que texto, para podermos trabalhar com ele precisamos de um editor de texto, temos por exemplo o bom e velho conhecido Bloco de Notas. Temos muitos editores onde facilitam o nosso desenvolvimento, mas aconselho para quem está começando, utilizar um editor simples para poder entender a codificação do código, para poder passar para um editor mais rápido e completo.

Sendo que depois de criado seu HTML dentro do editor de texto, devemos sempre salvar com a extensão .html ou .htm (não à diferença). Depois de salvo e você abrir esse arquivo, ele vai abrir o navegador padrão do seu computador e mostrar o resultado do seu html.

Nas próximas postagens, mostrarei exemplos de como fazer seu primeiro documento HTML e mostrar o resultado no navegador. Espero que tenha gostado, qualquer dúvida deixe seu comentário. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário